Atento anuncia acordo para aquisição de participação majoritária da Interfile expandindo sua capacidade em serviços de back office financeiro e geração de crédito

• A Interfile é uma das empresas líderes em serviços de BPO, com forte foco em soluções de back office e geração de crédito para clientes dos setores bancário e financeiro no Brasil
  • Com a aquisição, a Atento continua a implantar sua estratégia de crescimento de longo prazo, expandindo sua capacidade para atender à crescente demanda por serviços e soluções de BPO para os setores bancário e financeiro, assim como os seguros, saúde e educaçã

21 de março de 2017 download Download em PDF

SAO PAULO – A Atento S.A. (NYSE: ATTO), líder em serviços de gestão de clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO) na América Latina e um dos três maiores provedores mundiais, anunciou hoje um acordo para aquisição do controle majoritário da Interfile. Os termos financeiros da transação não foram divulgados. A operação está sujeita às condições de fechamento habituais e aprovações regulatórias.

Fundada em 1991, a Interfile é uma das líderes em serviços e soluções de BPO, com forte atuação no segmento de back office financeiro e geração de crédito no Brasil. Ao longo dos anos, tornou-se uma referência em seu mercado no país, prestando serviços para as principais empresas do setor financeiro brasileiro. Possi mais de 1.700 funcionários, dois centros de serviços de BPO, 28 escritórios operacionais e mais de 1.400 estações de trabalho.

De acordo com Alejandro Reynal, CEO da Atento, "a aquisição da Interfile promove a execução da estratégia de crescimento da companhia, acelera a penetração da Atento em soluções de maior valor agregado, além de nos posicionar como o líder do mercado de serviços de geração de crédito e BPO no Brasil". Reynal acrescenta que, “como parte da nossa estratégia de crescimento, continuamos expandindo nossa presença e ganhando escala na geração de crédito para atender este segmento em grande expansão. A aquisição da Interfile oferece à Atento uma plataforma única para implantar essas capacidades fortalecidas em países-chave na região da América Latina ".

"A união das competências da Atento com as da Interfile nos tornará o maior provedor de soluções de BPO, principalmente de back office financeiro e geração de crédito no País”, afirma Mário Câmara, diretor geral da Atento no Brasil. “Ofereceremos uma plataforma de serviços de BPO superior e integrada para gerenciar todos os processos de pré-venda e pós-venda, com conhecimento e experiência únicos no fornecimento de soluções de back office financeiro. Estamos muito animados com as novas oportunidades que poderemos apresentar aos nossos clientes”, complementa.

Mauricio Menezes, diretor executivo da Interfile, acredita que a integração com a Atento seja o marco mais importante para a empresa. “Estamos muito entusiasmados com as excelentes oportunidades que nossos clientes e funcionários terão por fazermos parte de um grande grupo, líder na América Latina, como a Atento. Nossas visões corporativas são muito alinhadas e estamos ansiosos para prover alto valor para nossos clientes, fornecendo os melhores serviços de BPO do mercado”, diz Menezes.

Nesta nova fase com a Atento, Mauricio Menezes, os fundadores da empresa e toda a equipe de gestão, permanecerão com seus papeis de liderança na companhia.

A combinação entre as capacidades da Atento e da Interfile é sinérgica em vários pontos, pois:

• Fornece aos clientes uma plataforma de serviços de BPO completa e totalmente integrada, com soluções fim-a-fim, que abrangem todos os processos, desde gestão de atividades de pré e pós-vendas, incluindo todos os processos de back office - como captura OCR/ICR, validação de formulários, suporte à tomada de decisões, geração e gestão de contratos, GED – Gestão Eletrônica de Documentos, entre outros
  • Cria o maior provedor de serviços de back office e soluções de BPO para diferentes segmentos no Brasil, com mais de 4 mil profissionais, com sólidos conhecimentos e expertise em geração de crédito e back office financeiro
  • Posiciona a Atento como um dos líderes do mercado de geração de crédito na América Latina, ampliando sua proposta de valor para além do crédito, visando setores como seguros, saúde e educação, além atividades rotineiras de áreas como RH
  • Facilita a expansão da Atento em segmentos de back office financeiro e geração de crédito em outras regiões chave da América Latina
  • Impulsiona a consolidação da companhia no fragmentado e atraente mercado de serviços de BPO e geração de crédito na América Latina, que é de US$ 0,9 bilhões. O mercado brasileiro é de US$ 0,6 bilhões (65% do total da América Latina). Em conjunto, Atento e Interfile terão aproximadamente 9,2% e 10,4% de participação nos mercados latino americano e brasileiro de serviços BPO de geração de crédito, respectivamente.

Sobre Atento
A Atento é a maior empresa de serviços de gestão do relacionamento com clientes e processos de negócios (CRM/BPO) na América Latina e um dos três maiores provedores mundiais com base em seu faturamento. A companhia é também líder em serviços de CRM/BPO para companhias que desenvolvem suas atividades nos Estados Unidos. Desde 1999, desenvolveu seu modelo de negócio em 13 países e emprega mais de 150 mil funcionários. A Atento tem mais de 400 clientes aos quais oferece uma ampla gama de serviços de CRM/BPO por meio de múltiplos canais. Seus clientes são empresas multinacionais, líderes em setores como telecomunicações, bancário e financeiro, saúde, varejo e administração pública, entre outros. As ações da companhia são negociadas sob o símbolo ATTO NYSE (New York Stock Exchange). Em 2016, foi reconhecida como um dos 25 melhores locais de trabalho multinacionais do mundo pelo Great Place to Work. Para mais informações, acesse www.atento.com.br.

Declarações de Expectativas Futuras

Este comunicado contém declarações de expectativas futuras, que podem ser identificadas pelo uso de palavras como "pode", "deveria", "espera", "planeja", "antecipa", "acredita", "estima", "prevê", "pretende", "continuar" ou terminologia similar. Essas declarações apenas refletem as expectativas atuais da Atento e não são garantias de desempenho ou de resultados futuros. Elas estão sujeitas a riscos e incertezas que podem alterar materialmente os resultados reais daqueles contidos nas declarações de expectativas futuras. Esses riscos e incertezas incluem, mas não se limitam, a concorrência em setores altamente competitivos da Atento; aumentos no custo dos serviços de voz e dados ou interrupções significativas nestes serviços; capacidade da Atento para acompanhar as necessidades de seus clientes para a rápida mudança tecnológica e disponibilidade dos sistemas; implantação contínua e adoção de tecnologias emergentes; perda, dificuldades financeiras ou falência de clientes-chave; efeitos das tendências econômicas globais nos negócios dos clientes da Atento; natureza não exclusiva dos contratos de clientes da Atento e ausência de compromissos de receita; falhas de segurança e de privacidade nos sistemas que a Atento usa para proteger os dados pessoais; custo de litígios pendentes e futuros; custo de defesa da Atento contra reclamações de violação de propriedade intelectual; extensa regulamentação que afeta muitos dos negócios da Atento; capacidade da Atento para proteger suas informações confidenciais ou tecnologia de sua propriedade; interrupções nos serviços de dados da Atento e centros de operação; capacidade da Atento para reter pessoas- chaves e atrair um número suficiente de empregados qualificados; aumento dos custos salariais e índices de rotatividade; condições políticas, econômicas e outras condições dos países onde a Atento atua; mudanças nas taxas de câmbio; capacidade da Atento para concluir as aquisições futuras e integrar ou alcançar os objetivos de suas aquisições recentes e futuras; futuras deficiências de amortizações de ágio substancial, ativos intangíveis ou outros ativos de longa duração; e capacidade da Atento para recuperar créditos de consumo em nome de seus clientes. Além disso, a Atento está sujeita a riscos relacionados com seu nível de endividamento, que incluem a capacidade da Atento para gerar caixa suficiente para cobrir suas dívidas e financiar outras necessidades de liquidez; a capacidade da Atento para cumprir com as cláusulas contidas nos instrumentos de dívida; a capacidade de obter financiamento adicional; a ocorrência de endividamento adicional significativo pela Atento; e a capacidade dos credores da Atento de cumprir com seus compromissos de crédito. A Atento também está sujeita a outros fatores de risco descritos nos documentos apresentados pela empresa à SEC (Securities and Exchange Commission) dos Estados Unidos.

Estas declarações de expectativas futuras são válidas apenas a partir da data em que as mesmas foram feitas. A Atento não assume qualquer obrigação de atualizar ou revisar publicamente quaisquer declarações de expectativas futuras, seja como resultado de novas informações, de eventos futuros ou de outra forma.