Atento adquire participação majoritária da R Brasil Soluções para expandir sua capacidade em serviços de cobrança

• A aquisição demonstra a estratégia de crescimento de longo prazo da Atento, ao mesmo tempo que expande a sua capacidade de soluções de cobrança fim-a-fim
  • A R Brasil Soluções é uma das empresas líderes em serviços de cobrança para grandes clientes dos setores financeiro, telecomunicação e varejo, no Brasil

6 de setembro de 2016 download Download em PDF

SÃO PAULO – A Atento S.A (NYSE: ATTO), líder em serviços de gestão de clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO) na América Latina e um dos três maiores provedores em nível mundial, anunciou hoje a aquisição do controle majoritário da R Brasil Soluções, um dos principais provedores de serviços de cobrança no País. Os termos financeiros da transação não foram divulgados. Espera-se que a aquisição seja contabilizada para a rentabilidade da Atento no seu primeiro ano.

Fundada em 2007, a R Brasil Soluções conta com mais de 20 clientes em seu portfólio. A empresa é altamente reconhecida por representar clientes dos segmentos financeiro, de telecomunicações e varejo no Brasil, com soluções de cobrança inovadoras e eficientes. Referência neste mercado, a plataforma de soluções da R Brasil permite a rápida implantação de soluções de cobrança, além de garantir uma eficiente recuperação de recebíveis por meio de ferramentas de business intelligence e analytics.

De acordo com Alejandro Reynal, CEO da Atento, “a aquisição acelera a evolução da companhia com a oferta de soluções de maior valor agregado, solidificando ainda mais nossa liderança na América Latina”. “A iniciativa reforça a nossa estratégia de longo prazo, que inclui a consolidação de nossa liderança em serviços de voz, garante uma maior expansão em soluções fim-a-fim - especialmente em serviços financeiros-, bem como acelera o crescimento em serviços digitais”, completa.

“A união das competências da Atento com as da R Brasil irá nos tornar a maior provedora de soluções de recuperação de recebíveis no Brasil”, declarou Mário Câmara, diretor geral da Atento no Brasil. “Nós forneceremos uma solução de cobrança fim-a-fim superior para nossos clientes, que proporciona uma alternativa mais eficiente para os consumidores regularizarem seus vencimentos e melhorarem suas relações com as marcas. Estamos muito animados com as novas oportunidades que podemos trazer para os nossos clientes”.

Flavio Luiz Rossetto, diretor executivo da R Brasil Soluções, acredita que a relação com a Atento seja o marco mais importante para a empresa. “Nossa visão corporativa de geração de valor, que busca prover excelentes soluções de recuperação de recebíveis, está alinhada à missão da Atento em contribuir para o sucesso de seus clientes e garantir uma melhor experiência para os consumidores”, complementa Rosseto. Com a operação, os fundadores da R Brasil, Flávio Luiz Rosseto e Jorge Lourenção permanecerão com seus papeis de liderança na empresa nesta nova fase com a Atento.

A combinação entre as capacidades da Atento e da R Brasil é sinérgica em vários pontos, pois:

• Oferece aos clientes uma plataforma totalmente integrada e com soluções de cobrança personalizadas.
  • Melhora a eficácia das soluções de cobrança com o uso extensivo de tecnologia, inteligência de negócios e capacidades produtivas e analíticas.
  • Cria o maior provedor de serviços de cobrança no Brasil, com mais de 7 mil profissionais, forte know-how e expertise.
  • Amplia significativamente as oportunidades em um mercado potencial de cobrança estimado em USD $ 2,7 bilhões na América Latina.
  • Impulsiona a consolidação, fortalecendo o setor, que hoje é altamente fragmentado e atrativo na América Latina.

Sobre Atento
A Atento é a maior empresa de serviços de gestão do relacionamento com clientes e processos de negócios (CRM / BPO) na América Latina e um dos três maiores provedores mundiais com base em seu faturamento. A companhia é também líder em serviços de CRM/BPO para companhias que desenvolvem suas atividades nos Estados Unidos. Desde 1999, desenvolveu seu modelo de negócio em 14 países e emprega mais de 150 mil funcionários. A Atento tem mais de 400 clientes aos quais oferece uma ampla gama de serviços de CRM/BPO por meio de múltiplos canais. Seus clientes são empresas multinacionais, líderes em setores como telecomunicações, bancário e financeiro, saúde, varejo e administração pública, entre outros. As ações da companhia são negociadas sob o símbolo ATTO NYSE (New York Stock Exchange). Em 2015, foi reconhecida como um dos 25 melhores locais de trabalho multinacionais do mundo pelo Great Place to Work. Para mais informações, acesse www.atento.com.br

Declarações de Expectativas Futuras
Este comunicado contém declarações de expectativas futuras, que podem ser identificadas pelo uso de palavras como "pode", "deveria", "espera", "planeja", "antecipa", "acredita", "estima", "prevê", "pretende", "continuar" ou terminologia similar. Essas declarações apenas refletem as expectativas atuais da Atento e não são garantias de desempenho ou de resultados futuros. Elas estão sujeitas a riscos e incertezas que podem alterar materialmente os resultados reais daqueles contidos nas declarações de expectativas futuras. Esses riscos e incertezas incluem, mas não se limitam, a concorrência em setores altamente competitivos da Atento; aumentos no custo dos serviços de voz e dados ou interrupções significativas nestes serviços; capacidade da Atento para acompanhar as necessidades de seus clientes para a rápida mudança tecnológica e disponibilidade dos sistemas; implantação contínua e adoção de tecnologias emergentes; perda, dificuldades financeiras ou falência de clientes-chave; efeitos das tendências econômicas globais nos negócios dos clientes da Atento; natureza não exclusiva dos contratos de clientes da Atento e ausência de compromissos de receita; falhas de segurança e de privacidade nos sistemas que a Atento usa para proteger os dados pessoais; custo de litígios pendentes e futuros; custo de defesa da Atento contra reclamações de violação de propriedade intelectual; extensa regulamentação que afeta muitos dos negócios da Atento; capacidade da Atento para proteger suas informações confidenciais ou tecnologia de sua propriedade; interrupções nos serviços de dados da Atento e centros de operação; capacidade da Atento para reter pessoas- chaves e atrair um número suficiente de empregados qualificados; aumento dos custos salariais e índices de rotatividade; condições políticas, econômicas e outras condições dos países onde a Atento atua; mudanças nas taxas de câmbio; capacidade da Atento para concluir as aquisições futuras e integrar ou alcançar os objetivos de suas aquisições recentes e futuras; futuras deficiências de amortizações de ágio substancial, ativos intangíveis ou outros ativos de longa duração; e capacidade da Atento para recuperar créditos de consumo em nome de seus clientes. Além disso, a Atento está sujeita a riscos relacionados com seu nível de endividamento, que incluem a capacidade da Atento para gerar caixa suficiente para cobrir suas dívidas e financiar outras necessidades de liquidez; a capacidade da Atento para cumprir com as cláusulas contidas nos instrumentos de dívida; a capacidade de obter financiamento adicional; a ocorrência de endividamento adicional significativo pela Atento; e a capacidade dos credores da Atento de cumprir com seus compromissos de crédito. A Atento também está sujeita a outros fatores de risco descritos nos documentos apresentados pela empresa à SEC (Securities and Exchange Commission) dos Estados Unidos.

Estas declarações de expectativas futuras são válidas apenas a partir da data em que as mesmas foram feitas. A Atento não assume qualquer obrigação de atualizar ou revisar publicamente quaisquer declarações de expectativas futuras, seja como resultado de novas informações, de eventos futuros ou de outra forma.